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Festas de fim de ano: como conciliar alimentação e treino

Equilíbrio entre o consumo e o gasto é primordial para não pesar na balança no novo ano; veja algumas dicas para passar por esse período sem sofrer em 2020



Dezembro é um mês complicado para os treinos e, sobretudo, para a alimentação: são confraternizações no trabalho, com os amigos, com a família, ceia de Natal, de Ano Novo, e todas as guloseimas que rodeiam esses encontros. Até mesmo as pessoas mais regradas sentem dificuldade em manter os bons hábitos em dia. Mesmo sendo um mês com mais consumo calórico, é possível conciliar os treinos da planilha com as festas. Fazendo isso, com um equilíbrio na ingestão e queima, os resultados na balança no início do novo ano não serão catastróficos! Veja as dicas dos especialistas!


A ideia é não jogar fora todos os esforços realizados durante o ano, mas, ao mesmo tempo, não passar vontade ou se sentir culpado nas festividades. Para isso, fazer algumas escolhas, evitar os exageros e manter as atividades físicas em dia é fundamental.


Exageros não!


Não é porque você já saiu da dieta que vai “atolar o pé na jaca”, não é mesmo? Como tudo em excesso não faz bem, evite os exageros de álcool, açúcares, gorduras e petiscos. Controle as compulsões e saiba dizer não.


Nos dias de festa ou reuniões gastronômicas, invista nas opções mais leves e em menor quantidade ao longo do dia, para comer sem culpa na ocasião, e lembre-se de mastigar devagar, degustando bem o alimento. E evite também o repeteco: não precisa deixar de comer, mas não precisa repetir outras várias vezes!


Detox pós


Pensar em uma dieta detox pós-festas é uma ótima opção para desinchar e voltar à boa forma. Vários alimentos são reconhecidos com antioxidantes e desintoxicantes. Você pode colocá-los na sua lista diária: água de coco, frutas cítricas, chá verde, castanhas, aveia, azeite de oliva... Os famosos sucos verdes (com couve, limão, água de coco e outros ingredientes) são excelentes para começar o dia com disposição e menos toxinas.


Outra dica é aumentar a ingestão de líquidos – 2 a 3 litros de água por dia -, consumir produtos integrais, carnes brancas, muita salada e pouca gordura -- dicas que devem ser adotadas para o restante do ano.


Não esqueça dos exercícios físicos


Caso você já tenha sua planilha de treinos, tente, ao máximo, conciliá-la com as festas e viagens do período. O equilíbrio do consumo com o gasto é importante para não ficar fora de forma e interferir nos resultados de 2020.


Se o cronograma ou o local onde estará impossibilite as práticas da planilha, faça apenas exercícios básicos diariamente, como alongamento, abdominais e fortalecimento. Aproveite também o período para caminhar mais, andar de bike e fazer atividades ao ar livre, compensando um pouco do exagero.


Estabeleça metas


Mas se você for do time sem planilhas, sem treinador, sem incentivo, que tal aproveitar o início de ano e colocar uma sequência de treinos no seu dia a dia? Procure um bom calçado, roupas confortáveis e vá em busca dos seus objetivos.

Se você for do tipo mais competitivo, procure os seus melhores resultados em algumas distâncias e treine para melhorá-lo. Caso você não se incomode com o tempo, que tal buscar uma meta de quilômetros no ano? 500, 1000, 2000 quilômetros? Essas metas na cabeça auxiliam a ter um objetivo pré-estabelecido, dando a motivação necessária.


Lembrando que as provas de 2020 já estão no calendário paraibano: dia 19 de abril a Jampa Run, com 5k e 10k e inscrições abertas; e dia 15 de novembro a Meia Maratona Internacional de João Pessoa, com provas de 5k, 10k e 21k, e que deve abrir as inscrições em breve.
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