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Corrida de rua no desenvolvimento pessoal

Realizar a atividade com frequência traz inúmeros benefícios para corpo e mente

Muita gente usa a corrida como apoio no desenvolvimento pessoal, na vida profissional, para mais foco e felicidade. Mais do que justo, não? Usar o tempo de treino para reorganizar a mente, exercitar o corpo e manter a saúde em dia é uma tríade que dá muito certo e é extremamente benéfica, desde que realizada com os devidos cuidados.


O livro Vidas Corridas, de Sergio Xavier Filho, mostra, por exemplo, como executivos de sucesso usaram a corrida de rua para alavancar as suas vidas. Entre os nomes de sucesso, estão nada menos do que Abílio Diniz e João Amoedo.


Não é segredo que ter um estilo de vida mais saudável previne doenças e proporciona mais qualidade de vida. Afinal, trata-se de um estímulo que faz com que um caminho leve ao outro: você começa correndo, depois melhora a alimentação, passa a ter hábitos mais saudáveis, aumenta a sua disposição para outras atividades.


Tudo isso impacta na performance no trabalho, na melhora dos relacionamentos familiares, no convívio com amigos e na vida em geral. Para muitos, a corrida adquire um status semelhante ao da meditação, transformando-se em um momento no qual existe a possibilidade de se olhar para dentro em um mundo no qual cada vez mais as pessoas têm menos tempo para elas mesmas.


Melhor rendimento


Os hormônios do bem-estar liberados após a atividade física, como a corrida de rua, aumentam o entusiasmo e a produtividade, proporcionando melhor rendimento no trabalho, além de auxiliarem na modulação do estresse e da ansiedade. E isso pode influenciar em outras tantas áreas do corpo e da vida como um todo.


Um corpo mais calmo tende a ter um sono mais tranquilo (o principal momento de repouso para o organismo), uma pessoa descansada produz mais, a criatividade aflora e o foco e a concentração crescem. Um corpo equilibrado trabalha melhor com a organização das tarefas.


Com o controle do estresse e da ansiedade, é comum que cada pessoa também passe a lidar melhor com as adversidades, raciocinando de forma mais profunda antes de tomar decisões importantes.


A importância da mente


Autoconhecimento e saber onde se quer chegar é essencial, principalmente para que a mente não sabote os planos. É comum sentir preguiça, ter vontade de interromper um treinamento ou até mesmo arranjar motivos para não ir. Por isso, mantenha o foco, a motivação e tenha sempre os seus objetivos traçados - sejam eles relacionados à performance na corrida de rua ou à vida. Criar uma rotina de treinos, uma planilha e metas podem ajudar a chegar onde se deseja.


Quando o corpo “reclamar” – e não for por dor ou impossibilidades, como as lesões -, pense na boa sensação que você sente ao finalizar uma corrida, desviando os pensamentos negativos e mentalizando na sensação de bem-estar.


E esqueça termos como “não posso” ou “não consigo”. Ter a autoestima em dia e a autoconfiança de que é possível tornam as coisas mais leves e menos sofridas. Desafie-se, divirta-se e colha os benefícios que a corrida de rua traz para a sua vida em todos os aspectos!


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