top of page

Publicidade

Publicidade

Buscar
  • RUN

Dicas para correr na esteira

Durante o isolamento social e com a restrição de circulação em calçadões ou faixa de areia, a esteira é uma ótima opção para manter o treinamento

Muitos acham monótono ou simplesmente não curtem correr em esteiras. Verdade seja dita: correr na rua é muito melhor! Mas, como muitas cidades do Brasil e no mundo ainda estão com restrição em relação à circulação de pessoas em orlas ou mesmo na faixa de areia, e solicitando para que todos fiquem em suas casas o máximo possível, uma boa solução é correr na esteira.

O objeto virou item de luxo entre os corredores. Aqueles que já tinham agradeceram. Por outro lado, os que não tinham pesquisaram para comprar ou alugar uma durante o período de isolamento, pois o que importa mesmo é não ficar parado.

Não existe nenhum benefício ou malefício em correr na esteira. Além de ela ser uma boa opção em momentos de restrição, como agora, ou em dias muito chuvosos, ela pode auxiliar a delimitar velocidade, elevação e distância, dando mais controle ao corredor e diminuindo o impacto da corrida no asfalto. Pode também ser usada em treinos específicos, com alta elevação ou em intervalados.

Melhor aproveitamento

Explorar os recursos da esteira e usá-los a seu favor é um bom começo. Utilize uma inclinação leve, de até 2%, para melhor simular a corrida de rua e ter uma boa resposta do seu corpo. Evite exageros em inclinações muito íngremes para não comprometer o corpo.

Outra dica é prestar atenção ao seu corpo: mantenha a postura de corrida, braços em movimento na altura da cintura. Evite segurar as barras laterais – elas estão ali somente para emergência ou segurança. Analise também o seu ritmo e evite pisadas chapadas -- vale a pena aprender a ouvir o som do contato do pé com a esteira -- para preservar a coluna e articulações.

Correr na esteira exige, para muitos, alguma distração. Então, ligue o som, a tv, coloque o fone no ouvido e aproveite o momento para curtir uma boa música ou série. Isso também ajuda em um ponto importante: esquecer o visor da esteira. Olhar de minuto a minuto faz com que o treino tenha aquele ar arrastado, e o “sofrimento” pode ser longo. Caso a tentação seja grande, coloque uma toalha ou camiseta na frente.

Ah, e não esqueça de sempre aquecer antes de iniciar a corrida ou desaquecer ao término. Um pouco de trote ou caminhada é suficiente para esquentar o corpo ou esfriá-lo e baixar o ritmo cardíaco, prevenindo tonturas.


51 visualizações

Assinatura realizada com sucesso!

Publicidade

bottom of page