top of page

Publicidade

Publicidade

Buscar
  • RUN

Filmes e livros sobre corrida

Uma lista de filmes e livros relacionados a um dos esportes mais democráticos do mundo: a corrida


Você sabia que a corrida faz parte do enredo de muitas filmagens e roteiro de livros? Pois é, nem só de correr vive o esportista, e o tema inspira alguns filmes baseados em fatos - que são ainda mais emocionantes -, ficções, corredores em grupo, individuais, e até mesmo o clássico Forrest Gump, que correu durante três anos, dois meses, 14 dias e 16 horas!


Que tal aproveitar os tempos de folga para se atualizar neste outro universo da corrida: o da cultura e do entretenimento?


Filmes


Raça (2016)

Baseado em fatos, conta a história do atleta negro americano Jesse Owens, que superou o racismo e foi o grande nome nos Jogos Olímpicos de verão de 1936, em Berlim, na Alemanha Nazista de Adolf Hitler. Owens conquistou quatro medalhas de ouro.


McFarland dos EUA (2015)

Também baseado em fatos, narra a história de Jim White, treinador de futebol americano que perde o emprego e inicia carreira em um novo esporte, na pequena cidades de McFarland, na Califórnia. O treinador tem a missão de transformar jovens estudantes em uma das melhores equipes de corrida de montanha dos EUA.


O Atleta (2009)

O filme etíope é baseado na vida de Abebe Bikila, o primeiro africano negro a ganhar uma medalha de ouro olímpico. O atleta correu a maratona, com quebra de recorde mundial, e repetiu o feito na olimpíada seguinte.


Maratona do Amor (2007)

Uma comédia romântica para dar umas risadas e mostrar a realidade de muitos de nós, corredores amadores. Após abandonar a noiva grávida no altar, Dennis resolve reconquistá-la. Porém, a ex está namorando um corredor treinando para a Maratona de Londres. E é claro que ele decide encarar os 42,195 kms!


Marathon (2005)

Apresenta a história de Cho-Won, um jovem autista sul-coreano que descobre o seu amor pela corrida de rua. Ele passa a ser treinado por um ex-atleta de maratona e precisa passar por uma série de desafios para obter o melhor resultado na prova, como controlar o seu ritmo e saber a hora de acelerar. O filme também é baseado em uma história real.

Livros


Correr – o exercício, a cidade e o desafio da maratona (Drauzio Varella)

Para quem não sabe, o médico Drauzio Varella é maratonista e investe na corrida há mais de 20 anos. O médico concilia a vida corrida com o esporte e, no livro, ele conta como começou a correr, suas superações e erros, a primeira maratona, além de dicas de saúde.


Do Que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida (Haruki Murakami)

Em 1982, Haruki Murakami decidiu se dedicar à escrita. No mesmo período, começou a correr e completou o trajeto entre Atenas e a cidade de Maratona, na Grécia, sozinho. De forma leve, o autor tenta explicar a satisfação e os sentimentos trazidos pelas corridas.


Nascido Para Correr (Christopher McDougall)

O livro conta a história dos índios Tarahumara, que habitam regiões inacessíveis na fronteira mexicana com os Estados Unidos. Eles são os melhores do mundo, correndo o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos e condições com naturalidade -- usando apenas uma espécie de sandália. Eles não gostam da visita de estranhos que quebrem seus ritmos de vida e esse foi o desafio do jornalista escritor.


Boston: a Mais Longa das Maratonas (Sergio Xavier Filho)

O autor mescla a sua história em busca do índice para participar da Maratona de Boston com a daquela que é considerada o principal evento de 42 quilômetros do globo -- o sonho da grande maioria dos maratonistas de todo o mundo. Somente a elite dos corredores de rua amadores chega a Boston!


Agassi, uma autobiografia (André Agassi)

Embora não seja um livro sobre corrida, trata-se de uma grande leitura para os apaixonados pelos esportes. Um dos principais jogadores da história do tênis, André Agassi conta sobre a sua relação com a prática esportiva, algo que pode muito bem se relacionar aos corredores de rua.


Tem alguma sugestão de livros e filmes sobre o assunto? Compartilhe com a gente!


201 visualizações

Assinatura realizada com sucesso!

Publicidade

bottom of page