Buscar
  • RUN

Quais suas metas para 2020?

Estabelecer alguns objetivos pode dar um impulso para o ano na corrida e na vida

Mudança de ano merece uma listinha de metas, desejos e objetivos. Afinal, nada melhor do que chegar ao fim do ano dando o check nas propostas realizadas e nos objetivos cumpridos! E isso vale para tudo: finanças, vida amorosa, estudos, trabalho, projetos pessoais... e, claro, para a corrida!


Concluir determinada prova ou distância, superar recordes pessoais, estabelecer uma quilometragem para percorrer ao longo do ano ou mesmo sair do sedentarismo. Não importa qual o seu objetivo relacionado às corridas, o que vale é deixá-lo bem específico e correr atrás – literalmente – para alcançá-lo.

E aí, quais suas metas para 2020?

Para começar


Não adianta investir em metas inatingíveis ou surreais. Sejamos realistas! Estabeleça objetivos menores, como iniciar uma atividade física, aumentar um pouquinho a rodagem, diminuir alguns minutos o tempo e por aí vai. Nunca correu na vida e quer correr uma maratona? Não é impossível... Mas saiba que sem o preparo necessário o seu sonho pode se tornar um trauma - além de resultar em possíveis lesões.


Procure ser bem específico em seus objetivos para que eles sejam mais fáceis de ser cumpridos e faça anotações, para que a visualização seja constante. Por exemplo: este ano vou correr três vezes por semana; ou quero correr 50 kms por semana. Estabeleça os dias das atividades, para criar uma rotina.


Ao estabelecer metas menores e atingir esses pequenos objetivos, a motivação e a consistência tendem a se tornar aliados em busca da conquista principal.


Conte com amigos


Você tem aquela dificuldade gigante de iniciar uma atividade e dar continuidade a ela? Saiba que você não está sozinho. No mundo, 1,4 bilhão de pessoas sofre de ociosidade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Uma das formas de dar aquele empurrãozinho é se matriculando em uma academia ou assessoria de corrida. Além de contar com acompanhamento profissional, você terá colegas com objetivos semelhantes que podem dar uma força e um estímulo a mais para manter o foco - especialmente nos dias mais difíceis, que vão acontecer.


Avaliação e união de outros objetivos


As metas estão muito difíceis de ser alcançadas ou estão se tornando cada vez mais distantes? Avalie e, se preciso, faça modificações. Veja onde está o erro na estratégia adotada e tente deixá-la mais próxima da realidade.


Algumas mudanças na alimentação, no sono ou em hábitos do dia a dia podem estar influenciando os seus objetivos. Reavaliar alguns aspectos não significa uma derrota - pelo contrário.


Com essa análise, é possível inserir outros objetivos, os de longo prazo, em suas metas. Parar de fumar, ingerir menos álcool, emagrecer são consequências que irão favorecer a sua saúde, melhorar o seu desempenho e te deixar ainda mais motivado.


Sem metas


E se eu não quiser ter metas? Se eu quiser simplesmente correr, sem pretensões, sem marcar distâncias ou provas, pode? É claro que pode!


Algumas pessoas são movidas a objetivos, precisam ter um foco para treinar com disciplina, mas, se esse não for o seu caso, não há problema. O importante é não ficar parado!


E, por falar em objetivos, já colocou as nossas provas no seu calendário? 19 de abril tem a JampaRun (5km e 10km) e 15 de novembro a Meia Maratona Internacional de João Pessoa (5km, 10km, 21km). Bora?

378 visualizações

JampaRun© 2018 por Yellow Social Marketing.