top of page

Publicidade

Publicidade

Buscar
  • RUN

Recuperação muscular: a alimentação como aliada

Alguns alimentos auxiliam na recuperação muscular, acelerando o processo e te deixando descansado e pronto para os próximos treinos



Apesar de difícil para alguns, o descanso é imprescindível na vida do corredor. É neste momento que o corpo se recupera, seja de uma prova ou de treinos mais duros, propiciando a evolução. Já falamos como o excesso de corrida pode ser desgastante para o corpo e prejudicial para o atleta amador, por isso a recuperação é necessária. E se a alimentação der uma ajudinha? Saiba como isso é possível.


Ter alimentação adequada e balanceada é um ponto importante para o bom rendimento: é possível comparar e perceber a diferença do rendimento em uma corrida com uma alimentação correta e em outra cheia de gordura, açúcar. Pois saiba que, além de ser boa para o resultado final, essa alimentação com qualidade também pode repor nutrientes, contribuir para a recuperação muscular e prevenir lesões.


Quantidade x esforço


A regra é simples: a quantidade de comida para ingerir após o treino está relacionada com a quantidade de esforço realizado. Treino leve? Aquela banana básica de pós-treino ajuda a garantir os nutrientes que o corpo necessita. Treino intervalado ou forte já pede, além da banana, uma proteína, como o ovo -- dê preferência para os ingredientes naturais em vez de suplementos.


Claro que isso não é uma regra para todos, cada corpo vai demandar e absorver melhor um alimento ou outro. Mas, entre os que ajudam na recuperação muscular, estão a banana, batata doce, beterraba, mel, peito de frango, entre outros. O ideal é sempre procurar um profissional para elaborar uma planilha alimentar que mais se adeque ao seu metabolismo, sua rotina de trabalho e de treinos.


E não esqueça nunca da água! Repor os líquidos perdidos é fundamental, independentemente do tipo de treino.


O pré também importa


Saber o que comer antes do treino ou da prova também é importante. Frutas, proteínas, carboidratos complexos, como inhame e batata doce, auxiliam no armazenamento de energia necessária para um bom resultado, sobretudo nas distâncias mais longas.


Recuperar é preciso


Alimentos fontes de proteínas, como queijo e iogurte, ajudam na regeneração muscular;

O abacate fornece energia e é um anti-inflamatório natural. A proteína e cálcio presentes aceleram a recuperação e têm ação na contração muscular;

A água de coco auxilia na reposição de eletrólitos;

As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes, reduzem a inflamação e melhoram a imunidade;

A beterraba é antioxidante e anti-inflamatória, auxilia na redução da fadiga muscular e no aumento da força;

O ovo tem diversos benefícios, ajuda no desenvolvimento muscular e na recuperação de fibras, além de ter proteína;

Linhaça, quinoa e açafrão também podem fazer parte da sua alimentação no dia a dia.

85 visualizações

Assinatura realizada com sucesso!

Publicidade

bottom of page