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Atividades para conciliar com a corrida de rua

Atualizado: Abr 28

Fortalecimento e alongamento evitam as lesões musculares e melhoram o rendimento do atleta




Quem pratica corrida regularmente sabe da importância dos exercícios complementares para evitar as temidas lesões e também melhorar o desempenho. Por mais variado que seu treino seja, essas atividades auxiliam a fortalecer a musculatura do corpo, sendo benéficas também para o equilíbrio, capacidade cardiorrespiratória, aumento da resistência e da velocidade.


Os traumas mais comuns em atletas de corrida podem comprometer especialmente os membros inferiores (pés, tornozelo, canela, joelho, coxa, quadril), além da coluna e das fraturas por estresse. Nem por isso deve-se esquecer dos membros superiores - pouca gente percebe, mas os braços são muito utilizados na corrida – e do abdômen e costas.


Veja algumas atividades recomendadas:


Musculação – Fortalece a musculatura e as articulações, preservando-as de lesões frequentes. Pode ser realizada no dia de treino ou intercalada, dependendo do nível do atleta.


Pilates – Proporciona conscientização corporal e respiratória, o que é ótimo para o desempenho na corrida. Trabalha também a força, o alongamento, o equilíbrio e a flexibilidade.


Treinamento funcional – Trabalha o cardiorrespiratório e força, podendo ser adaptado com exercícios específicos para corredores. O benefício desta atividade é que ela pode ser realizada em variados espaços, como na praia, praça ou até mesmo em casa (lembrando que este artigo está sendo publicado durante o isolamento social devido à pandemia da Covid-19).


Natação – Melhora o condicionamento físico e a capacidade pulmonar, além de fortalecer a musculatura. É também um excelente tipo de treino regenerativo, especialmente por não causar impacto no corpo.


Além dessas atividades, outras, menos comuns, podem ser praticadas regularmente e auxiliar no fortalecimento muscular e na prevenção de lesões, são elas:


Artes marciais – Força e conscientização corporal, as artes marciais são ótimas para o corpo e para a mente.


Dança – Movimentos mais acelerados dos braços e pernas, além de fortalecer e trabalhar a coordenação, ajuda a estabilizar o quadril.


E a atividade mais importante para aliar com a corrida: descanso! Exagerar nos treinos, seja de corrida ou de fortalecimento, pode estressar os músculos e resultar em fraturas muito mais agressivas. Fique atento também à rotina: um dia mais exaustivo no trabalho não combina com um treino de muita intensidade.


Tire sempre um dia da semana para deixar o corpo descansar e se recuperar de todo o desgaste sofrido. Aproveite para ver um bom filme ou ler um livro, seja sobre corrida ou qualquer outro assunto. E bons treinos!


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