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Como se motivar para correr?

Momento ainda é incerto, mas é preciso se manter em movimento e não desanimar


A pandemia trouxe nova realidade para as pessoas: distanciamento, uso de máscaras, treinos alternativos, cancelamento ou adiamento de provas de corrida de rua. Este último fator, não menos importante, é o que move muitas pessoas ao treinamento: a dedicação a um objetivo. Como continuar correndo neste cenário?


Em primeiro lugar, é preciso pensar positivo! Isso que estamos vivenciando hoje não será para sempre e uma hora as coisas vão voltar à normalidade. Mesmo que com restrições e adaptações, em breve as corridas voltarão ao calendário, para nossa alegria! Pensar positivo parece besteira, mas ajuda muito a dar sequência à vida.


Já que as corridas de rua vão retornar, é preciso estar preparado. Por isso, adapte seu treinamento para não perder tanto o ritmo e nem ficar muito tempo com o corpo parado -- o que vai tornar o retorno às atividades ainda mais difícil. Diminua a intensidade dos treinos, diversifique as atividades (vale exercícios funcionais em casa, dançar, bicicleta, yoga, alongamentos) e não desanime.


Outras opções de corrida


Além da corrida na rua, sozinho, você pode fazer a corrida estacionária, opção para aqueles que não podem sair de casa. Caso vá correr na garagem ou em espaços pequenos, cuide para variar o percurso: correr em forma de oito ao invés de circular e alongar bem o tornozelo e os joelhos, articulações que podem sentir a pressão deste tipo de movimento.


Apesar de não ser possível correr em grupo ou com a galera, intime seus amigos online. Faça um ranking entre amigos ou em sua assessoria de corrida e dispute, de forma individual, o topo. Essa é uma forma divertida de incentivar e estimular para que todos se mantenham em movimento.


Mantenha um planejamento, como você faria normalmente, de dias de corrida, sejam eles duas, três, cinco vezes. Tente manter a frequência na semana, mesmo que diminua o tempo em movimento ou a intensidade. Caso opte por ficar menos tempo na rua, a esteira pode ser também um bom apoio.


Pense na corrida como sua aliada. É o que te faz bem, libera endorfina, proporciona sensação de bem-estar e auxilia a enfrentar o momento difícil que vivemos. Lembre-se da felicidade ao finalizar um treino e foque na sua preparação no retorno à normalidade, mesmo que ainda não saibamos quando será. E acredite, meia horinha de corrida estacionária é melhor do que nada.


E aí, vamos nos movimentar?


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